ATAS DO CEP-CD

O que é uma Ata?

EXEMPLO DE UMA ATA DE REUNIÃO DE EMPRESA - CEP-CD

Uma ata de reunião, ou simplesmente ata, é um registro dos eventos importantes que ocorreram em uma reunião deliberativa. São tradicionalmente feitos por meio de escrita e durante o andamento da própria reunião, simultaneamente à ocorrência desses eventos.[1]

Uma ata não é uma transcrição completa da reunião e também é diferente de um resumo (ou minuta), que pode ser usado para dar uma ideia do conteúdo de maneira mais resumida. Em inglês, o equivalente à ata chama-se minutes, o que pode causar alguma confusão devido ao uso diferente da palavra similar em português (minuta).

Apesar de ser um documento que não mudou muito com o tempo, seguindo uma estrutura capaz de pontuar informações constantemente relevantes, como data, participantes, pauta, resultados de votações, etc., recursos tecnológicos como gravações de áudio e vídeo e assinaturas eletrônicas de arquivos podem facilitar bastante o trabalho e aumentar a confiabilidade do registro.

Uma referência muito usada para elaboração de atas nos Estados Unidos é o livro Robert’s Rules of Order, cuja primeira edição foi escrita em 1876 pelo oficial americano Henry Martyn Robert.[2]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ata_de_reunião

Ata ou acta?

A forma correta de escrita é ata de acordo com a Gramática Portuguesa e foi introduzido pelo Acordo Ortográfico.

Ata significa um registo de sessão de corporações ou empresas.

Acta não está gramaticalmente correto na Língua Portuguesa.

Não se escreve com c. Somente se escreve a primeira consoante c quando ela é pronunciada numa palavra que contenha ct.

Obs:
a) Ata é a forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo atar.
b) Ata pode também designar uma planta frutífera do Brasil ou fruta da ateira.
https://portuguesaletra.com/duvidas/ata-ou-acta/

Como fazer uma ata

A ata é o registo de acontecimentos, opiniões e propostas que ocorrem no seguimento de uma assembleia, conselho ou reunião.

Na ata deve registar-se o número da ata (ata número _____), a data e a hora exata (aos _____ dias do mês de _____, do ano de _____, pelas _____), o local, a natureza da reunião, a ordem de trabalhos e as pessoas convocadas (presentes e ausentes) , (a reunião foi presidida por _____, tendo estado presentes todos os _____ convocados).

 

Na elaboração da ata deve relatar-se os assuntos pela ordem em que foram tratados na reunião e reproduzir-se fielmente o essencial do que foi dito e decidido. Assim, é conveniente que este tipo de texto seja uma síntese das principais intervenções, em que constam as respetivas deliberações. Além disso, deve utilizar-se uma linguagem clara, concisa e objetiva e palavras ou expressões adequadas para articular parágrafos e frases. Deve ainda escrever-se os números por extenso e trancar-se os espaços em branco.

A fórmula de encerramento poderá ser a seguinte: nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a sessão de que se lavrou a presente ata que, depois de lida e aprovada, vai ser assinada nos termos da lei.

Por fim, a ata deve ser assinada pelo presidente e pelo secretário da reunião.

* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa

jn.acordoortografico@gmail.com

EXEMPLO DE UM PDF SOBRE OS PROTOCOLOS DE UMA REUNIÃO

Fonte: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/3779578772169/07_ReunioesActas.pdf