EMPRESÁRIOS DE PEMBA REÚNEM COM O PRESIDENTE DO MUNICÍPIO

REUNIÃO SOBRE A CIDADE DE PEMBA

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO

REÚNE COM

EMPRESÁRIOS LOCAIS

No dia 2 de Março de 2020, houve uma reunião entre o Presidente do Município, e a sua equipa, com o empresariado local, no Complexo Upeponi na cidade de Pemba, cuja agenda foi resumida nos seguintes pontos:

1 – A Taxa do Turista;

2 – Proliferação  de lixo na Cidade de Pemba;

3 – Situação de vias de acesso;

4 – Vendedores Ambulantes; 

5 – Diversos.

O encontro iniciou com uma breve explanação do Presidente do CEP, com o anúncio da agenda acima, e em gesto de resposta, o Presidente  do Município iniciou a sua intervenção manifestando a sua preocupação pelas carências que o município enfrenta, pois este, herdou dívidas acumuladas na ordem de 400 Milhões de Meticais e outros factores de ordem estrutural, o que o incapacita em dar resposta aos problemas apresentados.

No entanto, disse contar com o empresariado local para a solução  dos problemas existentes.

1 – O debate em redor da taxa do Turista, não foi concenssual pois esta foi imposta e aprovada sem consulta dos principais actores da área, o que se dúvida a sua efectiva aplicabilidade.

Não houve um esclarecimento convicente sobre a sua operacionalidade, pois esta, não foi acompanhada por um estudo que sustente a sua real introdução.

A opinião do empresariado, enfatiza a capitalização das taxas existentes em vez da criação de novas.

No entanto, por ter sido aprovada pela Assembleia Municipal esta, entrará em vigor a partir do dia 1 de Abril de 2020.

2 – A situação do lixo: segundo o município, agrava-se pelo facto de a nova lixeira se encontrar distante, o que dificulta as manobras dos camiões, aliada a insuficiência de meios para a sua remoção.

Solicitou-se aqui a colaboração dos munícipes, em particular, os empresários no apoio em meios, pois o municipio pode garantir a logística do combustível com vista a minimizar o problema.

No entanto, para um solução de longo prazo, passa por transformar  o lixo como uma oportunidade de negócio através da sua reciclagem.

Os empresários demonstraram a sua vontade em viabilizar os pontos, um a um, com uma discussão mais aprofundada para a sua concretização.

3 – A situação das vias de acesso, foi outro assunto abordado, facto que o município reiterou a sua disponibilidade em realizar um encontro com a classe empresarial do sector de construção para avaliar as diversas formas de apoio, que garantam a boa transitabilidade através da cobertura dos buracos em todos os bairros.

Existem projectos em carteira para a Melhoria das mesmas através de asfaltagem de algumas vias.

4 – Sobre as vendas na rua, o munícipio esclareceu que pretende aumentar o efectivo da Policia camarária para fazer face à desordem que se verifica em toda cidade. Já iniciou a transferência de vendedores para lugares apropriados.

5 – Nos “diversos” foi abordada a questão de demora de emissão de DUATs, onde se justificou estar em processo de actualização dos procedimentos. Espera-se que nos próximos 45 dias se inicie o processo, após a aprovação pela Assembleia Municipal.

Abordou-se ainda sobre a situação  das taxas de actividades económicos que na sua aplicação  não se tem em conta a área  ocupada e o tamanho da empresa. 

Aflorou-se também a irregularidade  do trânsito na cidade, semáforos, drenagem, Táxi entre outros.

Por último o município propôs a regularidade de encontros similares que em princípio devem ser trimestrais e o próximo encontro deverá acontecer em Maio de 2020.

O Município reiterou ainda que encontros similares podem ser realizados através das vereações  para tratar de assuntos específicos. 

NB: Lamentavelmente, continuam a existir empresários que fazem inscrições para a participação num determinado encontro e não  aparecem sem qualquer  justificação.

Para o encontro de ontem contávamos com cerca de 50 empresários mas as imagem abaixo mostram a real situação.

Resumido por Feleciano Abibo

CEP – CD
(Centro Empresarial Províncial de Cabo Delgado)

Contactos dos vereadores:

Vereação de Actividades  Económicas:
Cesário Valentim – 840635614

Ordenamento Territorial, Urbanização
e Gestão do solo Autárquico:
Rodolfo Pinheiro – 876072658

Saneamento Básico:
Cláudia Sonia Roldão
842296331/824720589
e-mail-csonia@tmecel.mz

VENTOS FORTES E CHUVA INTENSA NA CIDADE DE PEMBA

VENTOS FORTES E CHUVA COM INTENSIDADE ATINGIRAM A CIDADE DE PEMBA, CABO DELGADO, MOÇAMBIQUE

Na noite de 26 para 27 de Dezembro de 2019, a zona de Pemba foi atingida por ventos fortes e constantes juntamente com um índice de precipitação de água da chuva acima do normal.

As fotografias foram recolhidas nos grupos das Redes Sociais e os seus autores são ainda desconhecidos.

Por Fernando Faria

“A VOZ DE NOVIANE” – JORNAL EDIÇÃO O7 DE 2019

A VOZ DE NOVIANE - LOGO - JORNAL-JOSINA-ED

ENI ROVUMA BASIN ATRAVÉS DA FUNDAÇÃO AVSI FORMA PROMOTORES.

No âmbito do plano de Sustentabilidade do Projecto Coral Sul, a Eni Rovuma Basin. (“ERB´´), na qualidade da Operadora Delegada para as actividades Offshore da Área 4, está a implementar através da Fundação AVSI, o projecto intitulado “Promoção da eficiência energética e do uso de fogões melhorados nos assentamentos informais de Pemba” e tem como meta a produção e distribuição de 10.000 fogões na cidade de Pemba.

Como parte deste projecto, nos dias 16 a 21 de setembro do corrente ano, foi realizada uma formação onde 28 jovens entre mulheres e homens foram formados em matérias de formação humana e de venda.

Na componente da formação humana os futuros promotores aprenderam que todas as pessoas são importantes e tem valor infinito e abordou-se sobre a família e a comunidade dando entender que qualquer pessoa vive numa sociedade e que nessa sociedade cada pessoa precisa criar um protagonismo para o seu desenvolvimento e para o desenvolvi-mento da sociedade.

Também aprenderam que as pessoas têm seus desejos particulares e tem desejos profundos.

A formação também abordou sobre o tema, ser adulto. O moderador da formação, explicou que ser adulto é assumir as próprias responsabilidades. Na componente de venda, foram explicadas as metodologias de venda dos fogões melhorados usadas pela Funda-ção AVSI.

O senhor Chozede Catepe, responsável de produção dos fogões melhorados, disse que em toda a cidade de Pemba existem 5 postos fixos de fabrico dos fogões melhorados (modelo Mbaula B). Dentre estas uma associação de olaria denominada “Luta contra a pobreza”, sedeada no bairro municipal de Muxara. 

Na mesma formação deu-se a conhecer, que cada posto de produção tem uma referência de uma espécie de árvore, porque os fogões melhorados contribuem na redução do abate das árvores e nós precisamos delas para a nossa sobrevivência e o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

Os fogões melhorados produzidos e distribuídos poupam o carvão e automaticamente o seu dinheiro ajudando assim a renda familiar. No decorrer da formação houve a participação de alguns promotores experientes que deram os seus testemunhos e motivações aos novos promotores.

As Direcções províncias de terra ambiente e desenvolvimento rural e da Agricultura participaram nesta formação como forma a testemunharem e acompanharem de perto o processo de transmissão de conhecimento aos novos promotores recrutados.

Por Remane Wahite

PROSTITUIÇÃO INFANTIL UM MAL QUE PERIGA AS FAMÍLIAS MOÇAMBICANAS

O projecto PLATIP em parceria com Universidade Católica de Moçambique (UCM), delegação de Pemba procedeu debate sobre prostituição infantil e suas consequências isto tinha como propósito a dar entender aos participantes que este caminho não é a única alternativa para quem o faça, sendo que este tema no geral tem sido muito difícil ser debatido no seio das comunidades pois envolve certos mitos e tabus no seio das famílias.

1 - PROSTITUIÇÃO INFANTIL UM MAL QUE PERIGA AS FAMILIAS MOÇAMBICANAS - JORNAL-JOSINA-ED

Antes do debate os participantes tiveram a oportunidade de assistirem um filme intitulado as “irmãs de búzi” que conta uma história de duas irmãs que viviam em búzi mas por, lá a irmã mais nova sofria assédio sexual por parte de um homem mais crescido em relação a sua idade e o ambiente no local era de prostituição em busca de benefícios monetários relacionados com caprichos.

2 - PROSTITUIÇÃO INFANTIL UM MAL QUE PERIGA AS FAMILIAS MOÇAMBICANAS - JORNAL-JOSINA-ED

Uma das grandes perguntas do debate foi, “porque que as jovens na sua maioria se prostituem?“A questão par-tiu da moderadora do debate, Emigrada, docente da Universidade Católica de Moçambique (UCM) e a resposta não tardou a chegar pois segundo o senhor Salde, afirmou que as jovens si prostituem na maior das vezes, devido aos seguintes factores: necessidades, pois segundo ele as meninas que si prostituem a maioria delas não tem apoio familiar e sendo que elas precisam de si cuidar, optam por este caminho, influencia, outras meninas optam por este caminho porque são influenciadas pelas amigas, pelas irmãs em resumo, as más companhias, ambição, neste factor pode-se concluir que é praticada a prostituição em benefícios de ostentação.

Uma pergunta de insistência foi: “Como podemos fazer para que a informação chegue a todos?” A moderadora questionou e os participantes sugeriram na altura que as entidade que tem a responsabilizar de sensibilizar as comunidades e as praticantes deste actos, as mesmas devem chegar as comunidades para explicar que a pratica da prostituição não e um caminho a seguir, pois existem várias formas das nossas jovens buscar sustento se que possam prostituir em troca de um beneficio.

3 - PROSTITUIÇÃO INFANTIL UM MAL QUE PERIGA AS FAMILIAS MOÇAMBICANAS - JORNAL-JOSINA-ED

Um dos presentes de nome, Selemane Siricate, realçou que os pais e encarregados de educação devem educar suas filhas na base de princípios religiosos e os princípios religiosos sempre condenam estes actos ilícitos bem como a prostituição infantil, outros sim sugeriram a educação sexual e reprodutiva, em todas as escolas pois assim as crian-ças crescem sabendo de que a prostituição infantil é um caminho que leva a perdição dos que praticam.

Wassalia Meigos, técnica social de Projecto, defendeu na altura que a sensibilização também dos homens que e consi-derada uma das partes chaves na pratica da prostituição, pois são estes na sua maioria que seduzem as jovens a praticarem a prostituição infantil quando estes oferecem dinheiro aos menores.

Este encontro de comité comunitário de acompanhamento do bairro Josina Machel realizou-se no dia 30 de Setembro do corrente ano.

Por Remane Wahite

BAIRRO JOSINA MACHEL RESSENTE-SE PELA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

O projecto PLATIP (planeamento territorial integrado e participativo) em mais um encontro quinzenal ao nível do bairro de Josina Machel realizou mais um encontro do CCA (Comité Comunitário de Acompanhamento), onde o tema principal era a questão do saneamento do meio ambiente que o bairro enfrenta no seu cotidiano.

1 - BAIRRO JOSINA MACHEL RESSENTE-SE PELA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - JORNAL-JOSINA-ED

Os membros do referido CCA mostraram a sua preocupação em relação a zona residência por detrás do hotel SARIMA, zona do Calçadão baia, pois quando chega a época chuvosa aquele quarteirão sofre com a problemática das inundações proveniente das chuvas torrenciais, caso mais recente foi a quando da passagem do ciclone Kenneth, que devastou toda zona e foi imagem impar das inundações na cidade de Pemba nos meios de comunicação social, com a população totalmente afetada e em calamidade de emergência.

2 - BAIRRO JOSINA MACHEL RESSENTE-SE PELA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - JORNAL-JOSINA-ED

Segundo um dos membros do CCA, presente no encontro que reside naquela zona residencial afirma que nos tem-pos passados a água da chuva quando chegasse naquela zona desaguava para o lado da praia do Wimbe, mas num processo de escoamentos submerso, bem como a outra parte da agua desviava num canal natural para a zona da ponte próximo do hotel Nautillus, sendo que a água tinha uma filtração abaixo da estrada.

Este procedimento natu-ral nos tempos que correm devido as construções desordenadas a nível de todo bairro Josina Machel, os cursos naturais das águas ficou obstruído fazendo com que as águas da chuva tomem novos caminhos fazendo vários estragos durante o seu percurso. Na mesma intervenção o membro da CCA pediu a quem de direito e responsável que implementem a mesma tecnologia que usaram na zona do Abubacar, que quando chega o período chuvoso exis-te um canal colector que faz com que a água escoe para o lado da praia do Wimbe.

3 - BAIRRO JOSINA MACHEL RESSENTE-SE PELA DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE - JORNAL-JOSINA-ED

Um dos representantes e parceiros de implementação do Projecto PLATIP, na zona pilota referenciada, Jorge de Sousa Delegado da ONG KULIMA, aconselhou a todos os participantes que tenham a hábito contínuo de planta-rem árvores nas suas residências, estes que levassem a mensagem as suas famílias, pois as árvores podem nos salvar desse problema ambiental e por consequente vão reduzir a erosão no interior do bairro e bem como na redução do efeito estufa para o ambiente, tornando o ambiente local mais estável. Este encontro de comité comunitário de acompanhamento do bairro Josina Machel realizou-se no dia 9 de Setembro do corrente ano.

Por Remane Wahite

MUNICÍPIO DE PEMBA LEVA REALIDADES AO FÓRUM URBANO PERMANENTE

O projecto PLATIP (Planeamento territorial integrado e participativo) com apoio dos seus parcei-ros estratégicos realizou o FUP VII (Fórum urbano permanente) que é um mecanismo que repre-senta um instrumento que visa estruturar, aumentar e garantir a participação de todos intervenien-tes da sociedade civil na boa governação do território, nomeadamente o governo, autoridades locais, o sector privado, as academias, a sociedade civil e os municies.

Este encontro teve lugar na praça dos heróis moçambicanos na cidade de Pemba no dia 19 de agosto do corrente ano. O FUP tem feito seus encontros em sessões públicas e limitadas através de representantes dos vários sectores com a finalidade de analisar, comentar e aprovar as actividades do projecto PLATIP bem como discutir assuntos relevantes, troca de experiências e juntos encontrar soluções em relação a um planeamento urbano sustentável e integrado para a nossa cidade de Pemba .

O presidente do conselho autárquico abrir o FUP VII onde saudou a todos os participantes nomeadamente, os líderes religiosos, os secretários dos bairros, os Paceiros e a sociedade civil, na mesma intervenção o edil de Pemba realçou que este FUP VII e o primeiro neste ciclo de governação e o sétimo realizado na cidade de Pemba por motivos de agenda de trabalho o presidente do conselho municipal si retirou da sala e desejou bom debate a todos .Neste FUP o tema que foi discutido com maior relevância foi a questão da problemática dos resíduos sólidos na cidade de Pemba e a gestão do mesmo pelo órgão municipal este e gerido pela edilidade e pela população dos bairros do município de Pemba e prováveis soluções, por isso muitos especialistas no assunto deixaram suas críticas e possíveis soluções do grande problema do cotidiano.

Segundo Domingos Baptista director da área de salubridade no Conselho municipal da cidade de Pemba, reconheceu o facto da cidade que Pemba tem problemas na recolha de resíduos sólidos a nível da urbe, mas a edilidade tem feito grandes esforços para manter a cidade de Pemba limpa. O mesmo salientou que hoje que existe o novo aterro sanitário municipal que dista a 23 km da cidade de Pemba, deixado de existir o ante-rior que se situava na zona da GALP o mesmo que se encontra mal situado face a postura urbana.

Também deu a conhecer que a edilidade possui 7 camiões, 1 tractor, 70 contentores, para a gestão dos resíduos sólidos urbanos, bem como deixou claro o esforço da edilidade para a gestão da lim-peza da cidade Pemba. O governante reconhece que a comunicação e a sensibilização aos populações e necessário pois as pessoas devem ter o habito de separar o lixo para que haja melhor manu-seamento na recolha dos residis sólidos, recapitulou que os munícipes devem ter habito de reciclar os resíduos sólidos pois este também e um fonte de renda para as famílias carenciadas. Houve espaço para criticas e ultimas considerações, onde todos foram unanimes em dizer que para que haja uma boa gestão municipal de resíduos sólidos será necessário a colaboração de todos munícipes.

E por sua vez o Arquitecto António Amurane, docente da Universidade de Lúrio em Nampula, sugeriu a conselho municipal da cidade de Pemba construção de cisternas para a captação da agua da chuva para puder usar nas área verdes que poucas ainda restam na cidade, segundo ele temos que valorizar as área verdes, uma vez que existem associações ligadas a restauração de áreas verdes e jardins degradados no âmbito do Projecto PLATIP.

O coordenador do projecto PLATIP, Gabriel Tardivo informou aos participantes que o projecto que dirige esta a trabalhar com asso-ciações que foram criadas no âmbito do mesmo projecto e as mesmas associações estão focadas nas áreas de recolha de resíduos sólidos das comunidades dos bairros Josina Machel e Eduardo Mondlane bem como a reciclagem do mesmo.

Por Remane Wahite

AVSI - LOGO - JORNAL-JOSINA-ED
INSÍGNIA DA CIDADE DE PEMBA - JORNAL-JOSINA-ED
RODAPÉ LOGO - JORNAL-JOSINA-ED
UNIÃO EUROPEIA - LOGO - JORNAL-JOSINA-ED

Projecto PLATIP
Planeamento Territorial Integrado Participativo, Pemba – 09/2016-10/2019
Parceiros Implementadores:
CMP, Fundação AVSI, Khandlelo, Forum Terra, Kulima, CPOS/UCM, Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (UniLurio)
Parceiro Associado:
ANAMM – Associação Nacional dos Municípios de Moçambique

PLATIP LOGO - JORNAL-JOSINA-ED

Resultado 1 – Participação da cidadania acrescida, sustentabilidade organizacional e capacidades das OSCs fortalecidas incluindo a elaboração, implementação e monitoria de planos de desenvolvimento local integrado.

Resultado 2 – Directrizes e instrumentos para o Planeamento Territorial Integrado e Participativo (PLATIP) introduzidos no Plano de Estrutura Urbana (PEU) existente, aplicados em 2 bairros pilotos (Planos de Desenvolvimento Local Integrado = PDLI) e difundidos.

Resultado 3 – Desenvolvimento humano integral melhorado e consciência dos direitos e deveres, difundida em benefício dos jovens e das mulheres dos bairros degradados através da for-mação e inserção profissio-nal no sector da gestão dos recursos naturais e de actividades culturais e desportivas.

FICHA TÉCNICA: Director: Remane Wahite, Editor: Remane Wahite, Revisor: Remane Wahite, Responsável de Imagem: Marcos Américo, CO- Revisor e Editor: Cândido João

PLATIP LOGO 2 - JORNAL-JOSINA-ED

FESTIVAL DO WIMBE 2019 – PEMBA – CABO DELGADO – MOÇAMBIQUE

O Festival Wimbe divulga a diversidade Cultural, a rica Culinária da Província, promover o Turismo Doméstico e Internacional como elemento de inclusão e coesão social a todos os níveis.

191122 LOGO PALMEIRAS FESTIVAL DO WIMBE - 2019
LR-RA-DPCULTURCD-THUMBNAIL-by-GOTOPEMBA-2019

Para acederes aos conteúdos em RA da GOTOPEMBA precisas da aplicação HP REVEAL.

Clica neste link para veres as instruções e saberes como funciona!

REALIDADE AUMENTADA

A FEBRE DOURADA – NOITE DE CINEMA NO TTT

191013 300px@350ppp - CARTAZ NOITE DE CINEMA - TTT -  by DESIGN GRÁFICO - ©2019  GOTOPEMBA - R&D

Em Cabo Delgado, Moçambique, a pobreza da população e a riqueza do subsolo continuam sendo inconciliáveis, dissipando a vida de centenas de mineiros.

Marcelino vai ao solo buscando rubi em covas iguais em que o seu irmão morreu.

Toni trabalha em uma mina onde apenas se encontra ouro.

Estas são apenas duas histórias de milhares neste recôndito lugar do planeta….

A “NOITE DE CINEMA” é uma iniciativa de um particular com a colaboração do TAMBO TAMBULANI TAMBO. Pretendemos dar continuidade a esta e outras iniciativas quer sejam de particulares, de Instituições Públicas, Organizações Não Governamentais e Empresas.

A primeira sessão vai ter início às 18h30 de Domingo, dia 13 de Outubro de 2019.

191013 571px SOMBRA PROMO ENTRADA GRÁTIS -THUMBNAIL - NOITE DE CINEMA - TTT -  by DESIGN GRÁFICO - ©2019  GOTOPEMBA - R&D

Se tiveres alguma ideia para uma iniciativa ou evento
de cariz regular ou de Apresentação Única contacta-nos.

POSITIVO MOÇAMBIQUE

Angariação de Fundos para a construção de um Centro de Educação Comunitário.

PRECISAMOS DA TUA AJUDA - POSITIVO MOÇAMBIQUE

A Positivo Moçambique é uma associação de artistas e ativistas que usam a música em uma abordagem participativa verdadeiramente única, para aumentar a conscientização sobre questões sociais e de saúde e promover oportunidades positivas de aprendizado para jovens de áreas remotas de Moçambique e outros países vizinhos na África Austral.

QR CODE É O FUTURO

O QR CODE torna a tua vida muito mais fácil! Os códigos QR existem desde 1994, mas só recentemente ganharam uma nova vida através do uso dos Smartphones.

Os museus os usam para dar vida a suas pinturas. Os restaurantes os colocam em mesas para ajudar os clientes a pagar suas contas rapidamente. A Tesco até as implantou em estações de metrô para ajudar a criar lojas virtuais. Os códigos QR existem desde 1994, mas seu criador está preocupado. Eles precisam de uma atualização de segurança, diz ele.

QR CODE URL DA GOTOPEMBA

O engenheiro Masahiro Hara sonhou com o design de código de barras no estilo matriz para uso na fabricação japonesa de automóveis, mas, como muitas tecnologias, decolou quando as pessoas começaram a usá-lo de maneiras que ele não imaginava. Seu empregador, Denso, disponibilizou o design gratuitamente. Agora, as pessoas colocam códigos QR em tudo, desde pôsteres a telas de confirmação de login.

https://nakedsecurity.sophos.com/2019/09/04/qr-codes-need-security-revamp-says-creator/amp/

KINGMAN CONSTRUTORA NA FACIM 19 – EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MADE IN MOZAMBIQUE é um dos Certificados da KINGMAN CONSTRUTORA.
A qualidade desta empresa de Construção, o Profissionalismo e o Cumprimento dos Prazos fazem o sucesso desta empresa moçambicana.

Para saberes mais clica neste botão.

SEPARADOR DE VIDEOS by GOTOPEMBA

Tal como o nome indica, estes videos são colocados entre os videos principais de qualquer apresentação AudioVisual.

São curtos e promocionais de uma marca de Empresa, para qualquer Serviço, Produto ou Evento/Ação Especial a destacar.

Estes videos devem atingir o “target” mesmo sem estar a ouvir o seu som.

Para além da sua missão como separador têm a capacidade de funcionar isoladamente, tipo anúncio publicitário.

O seu tamanho é variável. A métrica da sua edição permite encurtar/isolar os diversos módulos. Esta característica faz do SEPARADOR DE VIDEO um dos bons investimentos nas Campanhas de Marketing e Publicidade por serem Multi-Funções e Modeláveis.

Como todos os AudioVisuais, o som faz parte da estrutura, e neste formato pode ou não ser utilizado.

Uma das formas mais económicas e igualmente rápida é a criação de um som original para que este não ocultado/suprimido nas Redes Sociais por proteção dos Direitos de Autor.

O Departamento GRÁFICO da GOTOPEMBA abrange várias áreas do DESIGN, desde o GRAFISMO, o WEBDESIGN e o AUDIODESIGN.

Grafismo, Edição
e Realização
DESIGN GRÁFICO

Música
“VIRA O DISCO E TOCA O MESMO,
MAS COM “BATIDA””
©2019 by Fernando Faria

Edicção
e Realização
DESIGN GRÁFICO

©2019 by GOTOPEMBA – R&D

#FACIM2019, #KINGMANCONSTRUTORA, #MOZAMBIQUE, #PEMBAMOZ, #BEIRAMOZ, #MAPUTOMOZ, #GOTOPEMBA,#DESIGNGRAFICO

QR CODE – O QUE É?

Código QR (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barrasbidimensional que pode ser facilmente digitalizado usando a maioria dos smartphones equipados com câmera. Este código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contacto ou um SMS[1]

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio.

Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados no smartphone usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas dos smartphones. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um digitalizador para capturar as imagens.

O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o “código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada”.

QR CODE URL DA GOTOPEMBA
Digitaliza este código com o leitor de QR CODE e vais ser direcionado para o URL (o endereço da página) da GOTOPEMBA – https://gotopemba.com

Desde que foi inventado o QR Code tem sido utilizado para as mais variadas funções no entanto, nos últimos anos, a sua utilização tem estado muito associada a acções de marketing e comunicação, fazendo uma ponte de ligação entre a comunicação online e a comunicação offline.

Em Portugal foi desenvolvido,por Fernando de Matos Katro, em 2012, um projecto inovador que resultou de um trabalho de uma agência de comunicação, a MSTF Partners, para o Turismo de Portugal e para a Associação de Valorização do Chiado que consistia na utilização de QR Code em calçada portuguesa com o objectivo de divulgar Lisboa enquanto destino turístico. A ideia foi fazer um QR Code, uma das tecnologias com maior potencial do século XXI, com pedras de calçada portuguesa, uma das mais antigas tradições portuguesas.[13]

“Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa”, disponível em português e em inglês, é a mensagem inicial que aparece ao entrar nesta experiência. Num segundo nível de informação foram acrescentadas informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronómica, hoteleira e de comércio no Chiado.

O sucesso do QR Code em calçada portuguesa foi de tal modo grande que atravessou o Atlântico e foi implementado, em 2013, no calçadão das praias do Rio de Janeiro, o que permite aos turistas ampliar o conhecimento sobre a cidade maravilhosa através de um novo recurso tecnológico. Ao aproximar o smartphone, o utilizador poderá receber informações como a origem do nome da região ou a agenda de actividades turísticas, como os locais ideias para ver o pôr-do-sol no local ou visitar um museu próximo, ou ainda informações culturais, gastronómicas e comerciais.

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, em junho de 2008, a cerveja Nova Schin publicou um anúncio com o código e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A revista Galileu, da editora Globo, também incluiu códigos QR para oferecer ao usuário acesso a informações extras pelo celular. Em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen utilizou o código para uma pequena ação em seu stand.

Ainda no Brasil, precisamente em São Paulo, diante de pesquisas realizadas para atender o Curso de Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, idealizadora do projeto e coordenadora Daniela Auler, a aluna Keka Bego, encontrou uma nova forma de uso para o QR Code, transformou a imagem em etiqueta de roupa e denominou-a ” etiqueta falada” , o código foi impresso em todo o seu Projeto Moda Inclusiva, desde a pesquisa de moda escrita, como na descrição dos produtos através das etiquetas nas peças que compôs o look do desfile em 2015, toda descrição em áudio, o objetivo da sua pesquisa, Moda Praia Inovação foi atender pessoas com deficiência visual e oferecer liberdade de escolha e autonomia de compra e uso do produto.

Explorando ainda mais o QR Code na forma da acessibilidade, surgiu a “revista digital falada”,idealizada pela aluna e realizada em conjunto com alunos e professores do curso daquela turma, uma ideia pioneira na comunicação inclusiva, derrubando as barreiras da acessibilidade de forma simples, prática e funcional, trabalhando a inclusão em toda sua extensão e quebrando paradigmas da irrelevância que permeia o assunto, extinguindo velhos pressupostos, substituindo por novos formatos. Essa revista serviu de case, foi implantado pela aluma de forma colaborativa seu uso no Livro Moda Inclusiva de 2016, estendendo-se nos anos posteriores o uso da comunicação acessível.

Info por Wikipédia – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR