QR CODE – O QUE É?

Código QR (sigla do inglês Quick Response, resposta rápida em português) é um código de barrasbidimensional que pode ser facilmente digitalizado usando a maioria dos smartphones equipados com câmera. Este código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contacto ou um SMS[1]

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio.

Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados no smartphone usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas dos smartphones. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um digitalizador para capturar as imagens.

O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o “código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada”.

QR CODE URL DA GOTOPEMBA
Digitaliza este código com o leitor de QR CODE e vais ser direcionado para o URL (o endereço da página) da GOTOPEMBA – https://gotopemba.com

Desde que foi inventado o QR Code tem sido utilizado para as mais variadas funções no entanto, nos últimos anos, a sua utilização tem estado muito associada a acções de marketing e comunicação, fazendo uma ponte de ligação entre a comunicação online e a comunicação offline.

Em Portugal foi desenvolvido,por Fernando de Matos Katro, em 2012, um projecto inovador que resultou de um trabalho de uma agência de comunicação, a MSTF Partners, para o Turismo de Portugal e para a Associação de Valorização do Chiado que consistia na utilização de QR Code em calçada portuguesa com o objectivo de divulgar Lisboa enquanto destino turístico. A ideia foi fazer um QR Code, uma das tecnologias com maior potencial do século XXI, com pedras de calçada portuguesa, uma das mais antigas tradições portuguesas.[13]

“Acabou de ler o primeiro código QR do mundo feito em calçada portuguesa”, disponível em português e em inglês, é a mensagem inicial que aparece ao entrar nesta experiência. Num segundo nível de informação foram acrescentadas informações turísticas e comerciais sobre a oferta cultural, gastronómica, hoteleira e de comércio no Chiado.

O sucesso do QR Code em calçada portuguesa foi de tal modo grande que atravessou o Atlântico e foi implementado, em 2013, no calçadão das praias do Rio de Janeiro, o que permite aos turistas ampliar o conhecimento sobre a cidade maravilhosa através de um novo recurso tecnológico. Ao aproximar o smartphone, o utilizador poderá receber informações como a origem do nome da região ou a agenda de actividades turísticas, como os locais ideias para ver o pôr-do-sol no local ou visitar um museu próximo, ou ainda informações culturais, gastronómicas e comerciais.

No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, em junho de 2008, a cerveja Nova Schin publicou um anúncio com o código e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A revista Galileu, da editora Globo, também incluiu códigos QR para oferecer ao usuário acesso a informações extras pelo celular. Em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen utilizou o código para uma pequena ação em seu stand.

Ainda no Brasil, precisamente em São Paulo, diante de pesquisas realizadas para atender o Curso de Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, idealizadora do projeto e coordenadora Daniela Auler, a aluna Keka Bego, encontrou uma nova forma de uso para o QR Code, transformou a imagem em etiqueta de roupa e denominou-a ” etiqueta falada” , o código foi impresso em todo o seu Projeto Moda Inclusiva, desde a pesquisa de moda escrita, como na descrição dos produtos através das etiquetas nas peças que compôs o look do desfile em 2015, toda descrição em áudio, o objetivo da sua pesquisa, Moda Praia Inovação foi atender pessoas com deficiência visual e oferecer liberdade de escolha e autonomia de compra e uso do produto.

Explorando ainda mais o QR Code na forma da acessibilidade, surgiu a “revista digital falada”,idealizada pela aluna e realizada em conjunto com alunos e professores do curso daquela turma, uma ideia pioneira na comunicação inclusiva, derrubando as barreiras da acessibilidade de forma simples, prática e funcional, trabalhando a inclusão em toda sua extensão e quebrando paradigmas da irrelevância que permeia o assunto, extinguindo velhos pressupostos, substituindo por novos formatos. Essa revista serviu de case, foi implantado pela aluma de forma colaborativa seu uso no Livro Moda Inclusiva de 2016, estendendo-se nos anos posteriores o uso da comunicação acessível.

Info por Wikipédia – https://pt.m.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

2 Replies to “QR CODE – O QUE É?”

    1. Códigos para empresas
      Gere mais engajamento e novos leads com esses códigos de resposta rápida
      Por Larry KimCEO da MobileMonkey @ larrykim

      GETTY IMAGES
      Os códigos QR estão em toda parte – você os encontrará em embalagens, recibos, folhetos e muito mais.

      Eles são uma ótima maneira de os profissionais de marketing gerarem mais engajamento com seu público e ganharem novos leads!

      Os clientes podem digitalizar rapidamente um código QR e obter acesso imediato a conteúdo e experiências adicionais.

      Vamos explorar 40 maneiras de usar um código QR, mas as primeiras coisas primeiro …

      O que é um código QR? Como funcionam os códigos QR?
      Um código QR é um código de barras de matriz legível por máquina e significa código de “resposta rápida”.

      Você pode usar o aplicativo da câmera em qualquer telefone para digitalizar um código QR.

      Após a digitalização, o código QR envia o usuário para um novo destino, como um site, página de cupom, perfil de mídia social etc.

      Alguns códigos QR enviarão aos usuários um PDF, imagem ou vídeo – ou iniciarão uma conversa por mensagem de texto.

      Um código QR pode até enviar você diretamente para o Facebook Messenger e iniciar uma conversa inteira (alimentada por um chatbot do Facebook Messenger, é claro).

      Você pode colocar códigos QR em praticamente qualquer coisa – aqui estão 40 maneiras de usar códigos QR.

      40 usos do código QR

      No seu cartão de visita

      Na embalagem do produto

      Postado na loja para receber um cupom

      Publicado na loja para convidar para revisar

      Em uma cabine de conferência de evento ao vivo

      Durante uma apresentação musical, no palco ou em panfletos

      Nas descrições das exposições do museu

      Em uma brochura

      Em uma tela final de vídeo

      Como uma joia

      Em swag patrocinador como guardanapos de cocktail

      Em uma etiqueta de nome

      Em um menu

      Em um folheto

      Em embalagens ou etiquetas de itens artesanais

      Nos anúncios impressos

      Em uma mala direta

      Em uma jaqueta de livro

      Em artigos de jornais e revistas on-line

      Na coleira de um animal de estimação

      No seu telefone celular

      Um adesivo no seu laptop

      Na obra de arte como uma assinatura

      Em jaquetas de CD e DVD

      Em passes de imprensa

      Nos slides do seu deck de apresentação, faça o download

      Em um mousepad

      Como o protetor de tela do seu laptop

      Como a tela de bloqueio do seu telefone

      Como uma tatuagem #nextlevel

      Em uma camiseta

      Na parte inferior de um recibo

      Como forma de inscrição no concurso

      Na sua assinatura de email

      Como foto do perfil da sua marca

      Em seu autor sobre foto / tiro na cabeça

      Em uma entrada de jogo

      Em um chapéu de beisebol

      Como carimbo de mão

      Na placa “À venda” de uma casa

      Comece e crie seu próprio código QR
      Você pode criar facilmente um código QR de graça com um aplicativo como o QR Code Generator.

      Usar códigos QR em seus materiais de marketing e embalagens de produtos é uma maneira infalível de se destacar e obter mais engajamento.

      É um movimento de unicórnio que o separará dos seus concorrentes de burro.

      Pense em como você pode usar códigos QR no seu mix de marketing e fazer isso acontecer!

      PUBLICADO EM: 6 DE SETEMBRO DE 2019
      Gostou desta coluna? Inscreva-se para assinar alertas por e-mail e você nunca perderá uma postagem.
      As opiniões expressas aqui pelos colunistas do Inc.com são suas, não as do Inc.com.
      Mais de Inc.

Leave a Reply