Associação de Educação e Desenvolvimento Comunitário – POSITIVO MOÇAMBIQUE

A Positivo Moçambique é uma associação de artistas e ativistas que usam a música em uma abordagem participativa verdadeiramente única, para aumentar a conscientização sobre questões sociais e de saúde e promover oportunidades positivas de aprendizado para jovens de áreas remotas de Moçambique e outros países vizinhos na África Austral.

As fotografias em baixo demonstração uma intervenção na comunidade jovem de Mahate através da utilização de instrumentos construídos apenas com materiais que firam RECICLADOS.

190518_163621-OS-INSTRUMENTOS-DE-MATERIAL-RECICLADO-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-339.jpg
190518_163739-ROSTOS-COOL-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-334.jpg

Esta intervenção teve lugar no terreno da Positivo Moçambique em Mahate.

190518_164050-HÉLIO-VANIMAL-PRECISO-DA-TUA-AJUDA-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-338.jpg
190518_163832-HÉLIO-VANIMAL-COMUNICA-DE-FRENTE-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-335.jpg

Após os “SONS RECICLADOS” terem animado e posto a cantar os jovens, foi-lhes oferecido um lanche nas instalações da associação já construídas com materiais locais (paredes de pau-a-pique com cobertura de macuti).

190518_164032-HÉLIO-VANIMAL-COMUNICA-DE-LADO-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-337.jpg

O Projecto do Centro Comunitário e Educativo de Mahate é de HÉLIO VANIMAL, que segue as directrizes de um mecenas estrangeiro que adquiriu o terreno e o dou à POSITIVO MOÇAMBIQUE.

190518_163955-ROSTO-SEM-LOGO-POSITIVO-MOZ-©2019-by-GOTOPEMBA-341.jpg

Quando você chega a uma oficina de música Positivo, vê de perto o processo criativo e participativo. Pede-se aos jovens artistas que escrevam poemas criativos sobre assuntos de saúde relevantes para eles. Depois, fazemos sessões de perguntas e respostas com enfermeiras comunitárias das clínicas de saúde locais. Com as novas informações, o jovem artista revisou seus poemas e incluiu mensagens positivas nas letras. Você os verá aprendendo e praticando artes e cultura nas escolas. Você verá o Positivo suscitar idéias dos participantes em relação à vida positiva e ao teste de HIV durante os workshops de composição de canções. Essas idéias se tornam letras nas músicas que as crianças vão finalmente gravar. Você pode ver jovens estudantes que nunca fizeram nenhum tipo de arte gravando em nosso estúdio móvel músicas enérgicas e entusiasmadas.

Neste programa, criamos uma oportunidade para jovens artistas emergentes apresentarem sua música / mensagem à comunidade em shows de meia hora para jovens. Comprometemo-nos com a educação entre pares e a afirmação da mensagem. Em uma escola severamente isolada que visitamos, apenas 38% dos alunos fizeram o teste de HIV. Uma grande proporção dos alunos mais jovens não tinha certeza se o HIV existe. Os participantes do nosso programa produziram e executaram letras que encorajaram a comunidade a enfrentar o problema do HIV juntos. Com a ajuda da tecnologia de transferência de músicas e rádios comunitárias, um grande número de estudantes e a comunidade aprimoraram seus conhecimentos sobre saúde e foram testados, alguns até cantando as músicas na clínica.

A estrutura / metodologia do workshop de música é uma série de intervenções com o grupo alvo e os participantes. Nós escrevemos e gravamos músicas escritas pelos participantes com mensagens positivas sobre HIV / AIDS. Começa com uma reunião informal de grupo de cerca de 40 alunos. Em seguida, conduzimos à coleta interativa de dados, questionários anônimos, sessões educacionais sobre HIV e oficinas de composição musical. Terminamos com um concerto final, onde os alunos tocam a música para o resto da escola. Os alunos também apresentam seus outros projetos de arte nos quais eles têm trabalhado durante o workshop, incluindo pinturas e vídeos. No final, os alunos recebem certificados e se tornam membros do Positivo.

O Positivo distribui os resultados da arte através da mídia, com foco especial na TV, rádio e internet. Incentivamos nossos parceiros, especialmente as escolas, a criar mais oportunidades para esses grupos se apresentarem em outras escolas.

“Gostaria de ver esse grupo se tornar um grupo de educação por pares e visitar outras escolas que compartilham sua mensagem com eles.” Francinah Magoro, embaixada dos EUA, disse após uma visita a um de nossos workshops.

Nossa visão é poder expandir esse programa, treinando outros artistas para usar nossa metodologia em escolas remotas e isoladas em Moçambique e na África Austral. Gostaríamos de ajudá-los a desenvolver eventos educativos e divertidos que possam ajudar a espalhar a mensagem da conscientização sobre o HIV / AIDS e também com a esperança de gerar renda para permitir a sustentabilidade econômica dos novos artistas-educadores.